História de Araraquara

A fundação de Araraquara: 
 Por: Davi Marques Pastrelo

Araraquara foi fundada por Pedro José Neto em 22 de agosto de 1817. Natural de Nossa Senhora da Piedade de Inhomirim - RJ, Pedro José Neto foi viver em Itú por volta de 1787, em 1790 fugiu de Itú rumo aos "Campos de Araraquara" devido à problemas com autoridades da região.
Juntamente com seus filhos instalou-se nos Campos de Aracoara, onde construíram a Capela de São Bento, santo que se tornaria padroeiro da cidade. A região era habitada pelos índios Guayanases, nome da cidade "Aracoara" em Tupi-Guarani significa: Lugar onde mora a luz do dia, ou "Morada do Sol".
Nos Campos de Araraquara, Pedro José Neto estabeleceu posse das regiões do Ouro, Rancho Queimado, Cruzes, Lageado, Cambuy, Bonfim e Monte Alegre.

Em 22 de Agosto de 1817, de acordo com o decreto real nº 32, foi criada a freguesia de São Bento, na época com cerca de 336 habitantes. Sua economia era baseada na pecuária e agricultura de subsistência.

Em 30 de Outubro de 1817, foi elevada à categoria de distrito e em 10 de Julho de 1832 passou a categoria de município, o qual somente foi instalado em 24 de Agosto de 1833. Foi neste período, que José Joaquim de Sampaio, trouxe para Araraquara as primeiras mudas de café e de laranja.

Durante a década de 1830 a 1885, o café teve pouca importância na economia da cidade, devido ao alto custo do transporte e mão de obra escrava, dos quase sete mil habitantes da cidade na época, cerca de 1000 eram escravos. 

Araraquara passou à categoria de comarca em 20 de Abril de 1866, de acordo com a lei provincial nº 61. Neste período a cidade já possuía um aspecto urbano agradável, de acordo com relatos do Tenente - Bacharel Alfredo D. ’Escragnole, durante sua volta da Guerra do Paraguai.
Com a chegada da ferrovia em 1884, a mão de obra escrava é substituída pela mão de obra do imigrante (principalmente italianos, portugueses e espanhóis), a cidade entra no complexo comercial do café.

Pouco antes do advento da Republica, em 6 de fevereiro de 1889 é elevada à categoria de Cidade, pela lei provincial de nº 07.

Carta assinada por Pedro José Neto e mais 18 posseiros, que deu origem a concessão da Sesmarias de Terras


Abaixo a carta escrita pelo senador Vergueiro em 1816, pedindo a fundação de Araraquara:

17 comentários:

  1. Respostas
    1. Os tupis e guaranis, aliados, foram vivendo suas vidas de forma autônoma. Os paranagás hostis, foram subindo para as matas amazônicas e desapareceram.

      Excluir
  2. nao morreu nao existem muitos ainda no mundo

    ResponderExcluir
  3. não consigo achar quando, como e porque muito de Aracoara para Araraquara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se alguem souber, ivandotele@gmail.com
      muito obrigado

      Excluir
    2. Foi natural, com o tempo. Ainda em meados do século XIX. Assim como Mattão, virou Matão.

      Excluir
  4. Ñ consigo achar como nasceu Araraquara

    ResponderExcluir
  5. Os indios não morreiro foram morto como todos os indios em todo mundo.

    ResponderExcluir
  6. alguem sabe como araraquara nasceu no texto nao fala
    so diz quem fundou

    ResponderExcluir
  7. Nessa época Araraquara e São Carlos, pertencia a seismarias da família, Arruda Botelho de Piracicaba, quando alguns aprontavam por lá....fugiam para o Sertão, que depois veio a ser, Araraquara !

    ResponderExcluir
  8. Qm veio aqui para fazer trabalhp de escola kklk

    ResponderExcluir
  9. dados sobre o antigo comércio, como funcionava e qual era seu principal polo de economia, e quando o comércio tomou grande importância na cidade?

    ResponderExcluir